O anúncio do lançamento da aguardada RAM Dakota vai mexer com o mercado nacional de veículos comerciais leves e ampliar o protagonismo da montadora norte-americana no segmento de picapes médias, segundo avaliação da Osten Motors, operação de concessionárias do Osten Group, um dos principais grupos automotivos do mercado premium.
"Com a Dakota, a RAM deixa clara a sua intenção de ampliar o line-up de modelos comercializados, o que deve contribuir muito para o crescimento do market share da montadora no Brasil", afirma Evaner Bertolini, Gerente de Operações Comerciais – Marcas Premium Osten (Jeep, RAM e BYD) – da Osten Motors.
A nova versão da RAM foi apresentada pela montadora em evento fechado, e ainda não tem data oficial para o início da comercialização no Brasil – a expectativa é a de que isso ocorra no início de 2026. Mas o anúncio já foi suficiente para agitar o mercado. "Muitos clientes já estão nos procurando para saber se temos mais detalhes sobre a Dakota, quando ela vai chegar e se já estamos fazendo a pré-venda", relata Bertolini.
|
A Dakota será o quinto modelo de picape da RAM a ser vendido no Brasil pela montadora, que já conta com a Rampage e as RAM 1500, 2500 e 3500. Com foco no segmento premium, seu público-alvo inclui executivos de alta renda e empresários, com destaque para os ligados ao agronegócio, que precisam de "uma picape potente no campo, ágil na estrada e que certamente vai impressionar no ambiente urbano", segundo observa o Gerente de Operações Comerciais da Osten Motors.
A RAM Dakota introduz o conceito Nigthfall, com design agressivo e a assinatura luminosa que deve marcar as próximas gerações da marca. A montadora promete um interior com linhas ainda mais modernas e acabamento sofisticado.
|
Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que, até julho de 2025, foram emplacados 13.403 veículos RAM – quase 4 mil unidades só nos últimos dois meses, o que coloca a fabricante na 5ª posição entre as montadoras de veículos comerciais leves (picapes médias e grandes), com 8,99% do mercado. "Esta participação deve se ampliar com a chegada da Dakota", ressalta Bertolini.
Sobre a Osten Group
Fundada em agosto de 2001, a Osten Group é um dos maiores grupos do segmento automotivo premium do País, e conta com quatro empresas cuja atuação é voltada à mobilidade, eletrificação, seguros e serviços, que buscam assessorar e atender o cliente em toda a sua jornada pessoal e profissional.
A Osten Motors, operação de concessionárias, representa as marcas BMW, BYD, Land Rover, Jeep, RAM, BMW Motorrad e Triumph Motorcycle, e foi uma das primeiras a comercializar veículos elétricos no País. A Osten GO atua em assinaturas e locação de veículos e motocicletas. A Osten Seguros oferece seguros automotivo, residencial, previdenciário, empresarial, vida, saúde e odontológico, e a REVO - Electric Revolution, é voltada à instalação de pontos de carregamento em residências, empreendimentos comerciais, shoppings e estacionamentos.
A Osten Group possui uma rede de 12 lojas e showrooms em São Paulo, São José dos Campos e Santos, além de uma central administrativa e de distribuição na Zona Leste, atendendo todo o País. Possui um serviço de pós-venda premiado e reconhecido pelas montadoras, e que se diferencia por oferecer a solução mais adequada e completa de mobilidade, com excelência em todos os aspectos.

Comentários: