A Scania, junto com as empresa Stora Enso e LBC Frakt, está colocando em operação um caminhão totalmente elétrico 45R em operação. O grande diferencial do modelo é a capacidade para 94 toneladas. O caminhão foi desenvolvido em um projeto de pesquisa, que aborda o desafio de mudar efetivamente para o transporte rodoviário pesado eletrificado na indústria florestal.
O caminhão foi entregue no último dia 26 de março, e será operado no transporte de biomassa (cavacos de madeira) entre as serrarias em Värmland e a fábrica de Skoghall da Stora Enso. De acordo com a Scania, esse é o caminhão elétrico rodoviário mais pesado que roda na Europa atualmente.
A Stora Enso, uma das maiores proprietárias de florestas privadas do mundo e fornecedora de embalagens renováveis, pretende tornar sua frota de veículos nacionais livre de combustíveis fósseis até 2040. Esta iniciativa mostra como as empresas podem trabalhar juntas para desenvolver soluções de transporte inovadoras e sustentáveis. A empresa de transporte LBC Frakt já conta com 21 veículos elétricos em suas operações e agora está dando mais um passo em direção ao aumento da eficiência e sustentabilidade do transporte.
O caminhão elétrico recebeu a denominação High Capacity Transport (HCT), e é parte de um desenvolvimento anterior da Scania, que já apresentou caminhões elétricos para 64 e 74 toneladas.
O novo caminhão tem um motor elétrico de 450 kW (611 cavalos), e usa baterias de 624 kWh de capacidade.
Agora, o caminhão será avaliado na operação regular, para desenvolvimento e otimização do sistema de transporte florestal elétrico, desde a infraestrutura de carregamento e planejamento de transporte até modelos de negócios e ambiente de trabalho do motorista.

Comentários: