O domingo (27) foi de consagração para Thiago Vivacqua na Porsche Cup Carrera. No palco emblemático de Interlagos, o piloto carioca protagonizou uma exibição precisa, marcada pela gestão eficiente do novo recurso técnico da temporada: o Boost. Com ultrapassagens calculadas e ritmo forte nas horas decisivas, Vivacqua superou Lucas Salles e conquistou sua segunda vitória em 2025, consolidando-se como um dos grandes nomes desta edição do campeonato.
A introdução do Boost — dispositivo que concede cerca de 20 a 30 cavalos extras de potência, limitado por regras de uso a intervalos mínimos de 100 segundos e vetado em largadas e relargadas — trouxe uma camada extra de estratégia para os pilotos. Em entrevista após a corrida, Vivacqua destacou que o correto gerenciamento da ferramenta foi crucial para o seu desempenho.
"Foi uma corrida bastante difícil. Entrei com apenas cinco ativações disponíveis e precisei ser muito criterioso. Já sabia que um Boost seria usado logo na primeira volta, então sobrou pouco para trabalhar. Usei cada acionamento no momento exato: uma vez para atacar o Paludo e outras duas para me aproximar e ultrapassar o Regadas. Depois, me preparei para um possível último ataque contra o Salles, mas felizmente não precisei", explicou Vivacqua.
De fato, a prova foi intensa. As entradas do safety-car — duas ao longo da corrida — favoreceram o planejamento do piloto da equipe Mobil™️ GT3 Cup, permitindo a ele economizar energia e se posicionar para os momentos decisivos. Ao final, além da vitória, Vivacqua somou pontos importantes, encostando nos líderes da tabela.
Classificação da Porsche Cup Carrera após 3 etapas:
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Miguel Paludo – 98 pontos
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Lucas Salles – 95 pontos
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Thiago Vivacqua – 92 pontos
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Marcos Regadas – 88 pontos
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Werner Neugebauer – 80 pontos
(Pontuação extraída de dados atualizados da organização do campeonato.)
O resultado reforça a ascensão de Vivacqua na temporada. Com o triunfo em Interlagos, ele se tornou o primeiro piloto a repetir vitória em 2025 na Carrera Cup, o que é ainda mais significativo num campeonato conhecido pelo altíssimo nível de competitividade e equilíbrio técnico.
"Estou muito feliz com o que construímos aqui. Ter um segundo lugar no sábado e uma vitória no domingo nos coloca de vez na briga. Agora, o foco muda para a segunda metade do campeonato, com etapas internacionais em Portimão e Estoril. Curiosamente, conheço bem essas pistas, talvez até melhor do que Interlagos, o que me dá confiança. Mas sabemos que a Porsche Cup é nivelada; todo detalhe conta", analisou o piloto.
Além do aspecto técnico, a adição do Boost promete tornar as próximas corridas ainda mais emocionantes. A ferramenta estimula ultrapassagens, cria novas dinâmicas de corrida e exige dos pilotos uma leitura estratégica ainda mais apurada, especialmente em pistas de alta velocidade como as portuguesas.
Segundo o diretor esportivo da Porsche Cup Brasil, Dener Pires, a inovação tem cumprido seu objetivo. "O Boost foi introduzido para dar mais emoção e premiar quem melhor soubesse administrar seus recursos. E é exatamente o que estamos vendo: corridas decididas nos detalhes e pilotos cada vez mais inteligentes taticamente", afirmou.
Agora, a competição se prepara para a viagem à Europa. Em maio, a etapa dupla em Portugal promete ser decisiva na formação do pelotão que vai disputar o título até o final da temporada. Vivacqua, embalado pelo ótimo desempenho em Interlagos, surge como um dos principais candidatos a levantar o troféu máximo da categoria.
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