Em 7 de janeiro de 2025, aconteceu a CES (Consumer Electronics Show) 2025, o maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas, Nevada, EUA, com mais de 140.000 participantes de 160 países e regiões ao redor do mundo, apresentando tecnologias de ponta, como IA (Inteligência Artificial), semicondutores e veículos definidos por software (SDVs).
No evento, a Honda revelou dois protótipos da Honda 0 Series, o Honda 0 Saloon e o Honda 0 SUV, bem como a estreia mundial do seu exclusivo sistema operacional, o ASIMO OS, que será utilizado na série.
O Honda 0 Series é uma série de veículos elétricos (EVs) desenvolvidos pela Honda com o conceito de "retornar ao seu ponto de partida e repensar a mobilidade do zero". A abordagem de desenvolvimento derruba a " convencional imagem grossa e pesada dos EVs", em vez disso, "expande as possibilidades de design e realiza alto desempenho aerodinâmico (Thin)", “realiza direção ágil e desempenho de custo elétrico (Light)” e "torna o carro mais inteligente por meio de tecnologia inteligente (Wise)".
A Honda, que apresentou tecnologias de produção que incorporam "Thin" e "Light" no Honda 0 Tech Meeting 2024 em outubro passado, concentrou-se em "Wise" em sua apresentação na CES 2025. "Wise" refere-se ao valor da experiência para o usuário fornecido por um veículo inteligente pensando profundamente em seu usuário e fornecendo otimização ultrapersonalizada.
Esta edição da Honda Stories explora qual é o valor da experiência "Wise" da Honda.
- Honda 0 Saloon
O Honda 0 Saloon, um modelo protótipo projetado para produção em massa, é uma evolução adicional do modelo conceito Saloon, que fez sua estreia mundial na CES 2024 no ano passado e atraiu a atenção por sua baixa altura, estilo esportivo e interior espaçoso.
- Honda 0 SUV
Honda 0 SUV é o primeiro modelo protótipo da série Honda 0, um SUV de médio porte a ser lançado em várias regiões, começando pelo mercado norte-americano no primeiro semestre de 2026, seguido pelo Japão e Europa. Ele herda o conceito do modelo conceitual Space-Hub revelado na CES 2024 do ano passado, oferecendo um espaço com um alto grau de liberdade.
Carro inteligente repleto das mais recentes novidades da Honda
Na coletiva de imprensa da Honda na CES 2025, Katsushi Inoue (Diretor Executivo Sênior, Diretor de Operações de Desenvolvimento de Negócios de Eletrificação), enfatizou o aspecto "Wise" da abordagem de desenvolvimento da Honda 0 Series "Thin, Light e Wise".
Inoue: em um momento em que as montadoras estão competindo por valor como os chamados SDVs, nossa intenção não era descrever o valor da série 0 como Smart, mas como Wise, por causa de nossa Tecnologia de Veículos Inteligentes.
A filosofia básica da nossa fabricação, "centrada no ser humano", permanece inalterada no Honda 0 Series. O carro fornecerá valor ultrapersonalizado ao considerar o usuário em todos os aspectos do transporte.
O nome do sistema operacional do veículo, que serve como o software básico essencial para controlar todo o SDV, é o ASIMO OS. Inoue explica por que o nome foi escolhido.
Inoue: O valor do software é que ele pode ser personalizado para cada usuário. Tanto o sistema operacional do veículo quanto o ASIMO foram desenvolvidos de acordo com a abordagem centrada no ser humano e o conceito de estar perto das pessoas. Além disso, o ASIMO é amado por pessoas em todo o mundo e se tornou um símbolo da robótica.
O ASIMO fez sua primeira aparição na CES há cerca de 20 anos. Desde então, o ASIMO evoluiu as tecnologias de robótica da Honda, como reconhecimento de mundo externo e controle de ação independente que atua com base na intenção humana, que foram integradas com tecnologia de inteligência avançada.
O Honda 0 Series adotará uma arquitetura E&E centrada em domínio que integra funções em três Unidades de Controle Eletrônico (ECUs) de domínio. No modelo de próxima geração, a arquitetura evoluirá para uma arquitetura centralizada que integra vários domínios, como autenticação pessoal, estimativa de emoção e intenção e compreensão de cena, em cada domínio. O software será capaz de fornecer ao usuário propostas de valor otimizadas.
Especificamente, ao utilizar dados abrangentes obtidos de câmeras e sensores dentro e fora do veículo, o sistema será capaz de entender as emoções e intenções dos ocupantes e sugerir iluminação interna e música, bem como fornecer informações sobre pontos próximos.
Inoue: Como um smartphone, o Honda 0 Series continuará a evoluir suas várias funções mesmo após a compra, tornando-se mais personalizado quanto mais for usado.
O ASIMO é amado por pessoas em todo o mundo e se tornou um símbolo da robótica, e nosso objetivo é que o Honda 0 Series faça o mesmo, surpreenda e impressione pessoas em todo o mundo e se torne um símbolo da próxima geração de EVs.
AD/ADAS entende seus arredores, pode responder a situações imprevistas
Em 2021, a Honda se tornou a primeira empresa no mundo a comercializar o AD (direção autônoma) Nível 3, que permite o movimento sem olhar (olhos longe da direção da viagem) sob certas condições.
O Honda 0 Series é baseado em suas tecnologias fundamentais acumuladas e know-how, e o valor fornecido pelo AD (direção autônoma)/ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor) é ainda mais aprimorado por meio do aprendizado não supervisionado (um método de aprendizado no qual um computador é treinado sem receber a resposta correta e deriva a regularidade e as características dos dados por conta própria) pela Helm.ai, uma empresa especializada em tecnologia de reconhecimento de imagem de IA.
Por exemplo, as pessoas não dirigem apenas olhando para as linhas brancas e marcações na estrada, mas também reconhecem o formato da estrada a partir dos edifícios e árvores ao redor e até mesmo a abertura do céu.
No entanto, como há inúmeros padrões de objetos ao redor além da estrada, é impossível para um sistema aprender tudo. Para atingir uma direção autônoma altamente confiável, um veículo deve ser capaz de reconhecer e entender seus arredores, assim como uma pessoa, em qualquer ambiente de direção e responder adequadamente a eventos inesperados.
Para conseguir isso, o Honda 0 Series pode, por exemplo, aprender eficientemente a infinidade de informações sobre o mundo externo necessárias para a direção autônoma, reconhecendo uniformemente as árvores, embora existam inúmeros tipos e sua aparência mude com as estações, como "árvores de beira de estrada" de forma abstrata. Isso permite que o AD reconheça e estime informações externas enquanto dirige como uma pessoa, mesmo em estradas que estão sendo dirigidas pela primeira vez e mesmo quando as linhas brancas não são visíveis.
A Honda posiciona o valor fornecido pelo Honda 0 Series como uma "experiência de direção ultrapersonalizada" e lançará o Honda 0 SUV no primeiro semestre de 2026, seguido pelo Honda 0 Saloon até o final de 2026 na América do Norte, seguido pelo Japão e Europa.
Comentários: