No início de dezembro, 120 meninas e moças de 12 a 18 anos passarão a sexta-feira, 5, nos bastidores do E-Prix de São Paulo, no Circuito do Sambódromo, no Parque Anhembi, na quarta edição do FIA Girls on Track Experiência para Estudantes na Fórmula E, organizada pela CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
"Este evento é realizado pela Fórmula E em todos os países em que corre. Aqui no Brasil, nós colaboramos com a categoria e com a FIA na programação e na condução das estudantes pelos ambientes do Sambódromo, com a essencial ajuda das nossas voluntárias", explica Rachel Loh, que integra a CFA e a FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR).
As interessadas devem se inscrever até a próxima sexta-feira, 21 de novembro. A seleção das estudantes cabe à Fórmula E, que avisará as escolhidas por e-mail. O link para inscrição encontra-se no linktr.ee no perfil da CFA no Instagram, @cfabrasil.
A participação é gratuita e custos com eventuais viagens, hospedagens e alimentação cabem às garotas selecionadas.
A programação, em definição, deve envolver visitas a vários setores e encontros com mulheres que trabalham na Fórmula E.
"O objetivo da Experiência para Estudantes, que a FIA faz no mundo todo, é dar às adolescentes a oportunidade de saber como funciona a organização do trabalho em motorsports, ter referências para considerar o setor como opção para o desenvolvimento de carreiras em vários setores do automobilismo", explica Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, em 2023 – e líder da FIA Girls on Track Brasil desde 2021.
Como se inscrever: Clique aqui para abrir o link para inscrição.
Siga no Instagram: @cfabrasil
Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil
Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e vários formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.
Em 2025, foi realizada a série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; o Estágio em Motorsports na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil, na Copa Truck, e na Mit Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a FIA GOT BR Experiência para Estudantes na Porsche Cup e na FIA WEC; a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, na FIA WEC; o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do País, em parceria com a CNAV (Comissão Nacional de Automobilismo Virtual) da CBA; a primeira participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões, maior rally das Américas; e a FIA GOT BR Experiência para Estudantes na Fórmula 1. A FIA GOT Experiência para Estudantes na Fórmula E, em dezembro, completa a agenda da temporada.
Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.

Comentários: