Depois de cruzar os quatro cantos do planeta — com passagens por Austrália, Japão, Bahrein, Arábia Saudita, China e Estados Unidos — a Fórmula 1 finalmente aterrissa em solo europeu. E o ponto de reentrada não poderia ser mais simbólico: o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, que desde 2020 voltou a receber o GP Made in Italy e dell’Emilia-Romagna. A etapa, que dá início à primeira perna da rodada tripla do calendário, também é a largada para uma sequência de corridas "em casa" para a Scuderia Ferrari HP. E se tem um fator garantido no fim de semana, é a comoção incondicional dos Tifosi empurrando o time vermelho com pulmões e corações.
Ímola é puro DNA da Fórmula 1: um circuito estreito, rápido e técnico, abraçado pela geografia dos Apeninos. Não à toa, figura entre os favoritos dos pilotos. Logo no primeiro setor, o desafio é lançado sem cerimônia: uma reta de alta velocidade com zona de DRS desemboca em Tamburello e Villeneuve — duas chicanes em que estabilidade e ousadia andam de mãos dadas — até a freada traiçoeira da curva Tosa. Ali, qualquer erro pode transformar uma volta promissora em um passeio pela brita.
O segundo setor leva o carro morro acima até Piratella, curva de alta que exige confiança cega e traçado limpo, seguida pela tradicional descida até Acque Minerali. São duas curvas que exigem reflexo, coragem e controle absoluto do pedal de freio — um erro nesse trecho praticamente mata a volta. Já o terceiro setor é mais direto, mas tem importância tática: é ali que está o único ponto de detecção de DRS do circuito, elemento crucial numa pista onde as ultrapassagens são artigo de luxo.
Ímola favorece quem sabe se posicionar bem no sábado, porque no domingo o jogo é de paciência e precisão estratégica. Uma única parada tende a ser o plano preferencial para evitar o drama do tráfego — e a classificação, mais do que nunca, vira questão de sobrevivência.
Sem corrida sprint neste fim de semana, a programação segue o formato tradicional: dois treinos livres na sexta-feira (às 13h30 e 17h, horário local), terceiro treino e classificação no sábado, e a largada do GP no domingo, às 15h (hora local). Serão 63 voltas e pouco mais de 309 km de pista clássica, onde qualquer deslize cobra um preço alto — e qualquer acerto pode virar poesia em alta velocidade.
Scuderia Ferrari HP busca alguma glória em casa
Após seis corridas intensas espalhadas por três continentes, a Fórmula 1 aterrissa na Europa, e a Scuderia Ferrari HP está pronta para atacar no Grande Prêmio de Ímola. O chefe da equipe, Frédéric Vasseur, destaca o trabalho árduo realizado em Maranello desde o último evento, com cada detalhe sendo revisado e preparado para maximizar o desempenho do carro. O objetivo é claro: fazer Charles Leclerc e Lewis Hamilton extraírem o melhor de seus potentes motores Ferrari em um circuito que exige precisão, estratégia e resistência — e, claro, garantir o apoio caloroso dos Tifosi.
"Ímola sempre foi um palco especial para a Ferrari. Este é um circuito que exige muito dos pilotos, e sabemos que, com o apoio da nossa incrível torcida, temos todas as condições para buscar um bom resultado. Trabalhamos duro em Maranello para garantir que o carro esteja pronto para as demandas desta pista única. Queremos ver Charles e Lewis dando o seu melhor em casa", comenta Vasseur.
A Ferrari tem uma longa história de sucesso em Ímola, com 31 corridas disputadas no circuito. A estreia aconteceu em 1979, com Jody Scheckter terminando em 8º lugar, enquanto Gilles Villeneuve teve um problema e não completou a prova. Desde então, a equipe conquistou 8 vitórias (25,81% de vitórias em relação ao total de corridas), 6 pole positions (19,35%), 10 voltas mais rápidas (32,26%) e 25 pódios (26,88%), consolidando-se como uma das equipes mais tradicionais e vencedoras na pista.
McLaren pronta para o desafio reconhecendo a importância deste GP
Após um fim de semana de sucesso em Miami, a McLaren se prepara para a primeira corrida europeia da temporada, em Ímola. Lando Norris está empolgado com a oportunidade de competir em um circuito tradicional e desafiador, destacando a importância de iniciar bem a etapa europeia. “Estou animado para ir a Ímola e dar início à etapa europeia da temporada. O Grande Prêmio da Emília-Romanha é um evento divertido, então estou ansioso. Foi ótimo voltar ao MTC para ver a equipe e comemorar nosso sucesso em Miami, mas também para continuar nossos preparativos para esta tríplice rodada movimentada. O carro está ótimo e estou pronto para o que está por vir”, afirmou Norris.
Oscar Piastri também chega com grande confiança para enfrentar o circuito de Ímola. "Vou para Ímola com muita positividade e confiança, além da determinação de continuar acelerando. É uma pista tradicional, com curvas icônicas como Acque Minerali e Piratella, e estou animado para pilotá-la com o MCL39. Estou com um bom ritmo e estou extremamente focado para esta primeira corrida da temporada europeia", disse o australiano.
Andrea Stella, Team Principal da McLaren, reforçou a importância do evento e a expectativa pela corrida em Ímola. "Após um fim de semana de muito sucesso para a equipe em Miami, agora seguimos para Ímola para a largada da rodada tripla e nossa primeira corrida europeia da temporada. O Grande Prêmio da Emília-Romanha é sempre um grande evento, e o Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari é um circuito desafiador e histórico, que frequentemente proporciona corridas emocionantes", comentou Stella.
Mercedes focada em atualizações
Após um quarto da temporada, a Mercedes chega a Ímola com um olhar focado no progresso contínuo do W16 e nas atualizações previstas para o início da etapa europeia da temporada. Toto Wolff, chefe da equipe, refletiu sobre o desempenho até o momento: “Podemos tirar as seguintes conclusões: progredimos em relação ao ano passado, com o W16 se tornando um carro mais equilibrado que seu antecessor; conquistamos resultados sólidos, com quatro pódios nessa sequência de corridas; e temos mais trabalho pela frente se quisermos lutar por vitórias", afirmou o dirigente. Ele ainda mencionou que o foco da equipe está em continuar avançando e que, apesar dos progressos, a competição também está se desenvolvendo: "A F1 é um jogo relativo, porém, e sabemos que nossos concorrentes também progredirão. Será interessante ver como isso se desenrola na pista."
Com atualizações previstas para as próximas corridas, a Mercedes visa aproveitar o desempenho do carro e seguir na busca pela melhoria contínua. A corrida em Ímola será especial para Kimi Antonelli, piloto da equipe que tem raízes na região e correrá perto de sua cidade natal, Bolonha. “Ímola também marca a primeira corrida em casa de Kimi. Ele cresceu perto de Bolonha, e será uma ocasião especial para ele. Mas é uma corrida que vale 25 pontos, como todas as outras, e isso é a única coisa que conta no final da temporada”, acrescentou Toto Wolff.
Enquanto Kimi e George Russell estão focados em maximizar os resultados, a equipe segue se preparando para enfrentar os desafios do tradicional circuito italiano.
Oracle Red Bull Racing empolgada com traçado onde Verstappen já fez história
O fim de semana em Ímola promete ser simbólico para a Red Bull — e não só por causa da atmosfera única do Autódromo Enzo e Dino Ferrari. O GP da Emília-Romanha marcará a 400ª corrida da equipe austríaca na Fórmula 1, justamente no ano em que a categoria celebra seu 75º aniversário. Mas, apesar do clima festivo, o momento pede mais foco do que festa.
Depois de um início de temporada abaixo do esperado, o time liderado por Christian Horner desembarca na Europa com atualizações cruciais para o RB21 — que, até aqui, tem deixado a desejar. Em meio a dificuldades para estabilizar sua dupla de pilotos no começo do ano, o desempenho técnico também não correspondeu. A etapa italiana é vista como uma das últimas grandes janelas para tentar reduzir o gap para a McLaren, que lidera o campeonato de construtores com folga.
Atualmente, a Red Bull ocupa o terceiro lugar entre as equipes, mais de 100 pontos atrás dos laranjinhas. No mundial de pilotos, Max Verstappen é o terceiro colocado, 32 pontos atrás de Oscar Piastri, que tem sido o nome mais constante do grid em 2025. Já Yuki Tsunoda aparece em 11º, com nove pontos somados e desempenhos sólidos, mas ainda discretos.
Não é só o desempenho em pista que está em jogo. O ex-piloto e comentarista Ralf Schumacher já apontou que o momento é delicado também nos bastidores, com a equipe precisando de estabilidade interna tanto quanto de performance. A corrida em Ímola será a primeira de uma sequência tripla que ainda passa por Mônaco e Barcelona, e pode muito bem servir como termômetro para o que esperar do restante da temporada.
Se as atualizações funcionarem, a Red Bull pode começar a traçar um plano real de recuperação. Caso contrário, o marco das 400 corridas pode acabar sendo lembrado mais como um ponto de inflexão — ou de frustração.
Visa Cash App RB Racing com confiança renovada e clima de corrida em casa
A Visa Cash App RB Racing encara o Grande Prêmio da Emília-Romanha como uma verdadeira "corrida em casa". Com sede em Faenza, a poucos quilômetros do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, a equipe aproveita a familiaridade com o circuito e a proximidade da base para se preparar com precisão. “Imola é uma das pistas em que mais rodamos, com muita quilometragem já acumulada, então isso pode nos dar uma vantagem”, afirma Isack Hadjar. O francês, que venceu ali na Fórmula 2 em 2023, demonstra entusiasmo: “Conheço bem o circuito e isso me dá confiança. Depois de Miami, estou animado para voltar a correr e iniciar essa sequência tripla com o pé direito.”
Para Liam Lawson, a estreia na Fórmula 1 em Ímola será especial. “É muito legal fazer parte de uma das corridas em casa da equipe. Ímola é icônica, cheia de história, e o traçado é incrivelmente rápido, exigindo total comprometimento”, disse o neozelandês, focado em aproveitar o bom momento da equipe nesta fase europeia.
Tim Goss, diretor técnico, ressalta as particularidades do circuito e a importância do preparo nos mínimos detalhes: “Ímola é um dos traçados clássicos do calendário, estreito para os padrões atuais, com curvas de baixa e alta velocidade e variações de elevação — é um favorito entre os pilotos. Temos a vantagem de estar perto de casa e de já termos familiaridade com a pista graças a atividades anteriores. Trazemos atualizações aerodinâmicas e seguimos confiantes após o desempenho sólido em Miami. A batalha no pelotão intermediário está acirrada, então cada detalhe será crucial.”
BWT Alpine busca evolução e estreia com Colapinto em palco de boas memórias
A BWT Alpine chega a Ímola determinada a mostrar sinais concretos de progresso. Depois de um fim de semana discreto em Miami, Pierre Gasly aposta no retorno à Europa e a um dos circuitos mais tradicionais do calendário para brigar por pontos. “Ímola é um dos meus traçados favoritos, do estilo antigo, com curvas rápidas, estreitas e pouquíssima margem para erro. É o tipo de pista onde cada detalhe conta, especialmente na classificação, que será fundamental por ser tão difícil ultrapassar”, disse o francês, que destaca o foco em ritmo de volta única como prioridade para o fim de semana.
Já o argentino Franco Colapinto vive o momento mais marcante de sua carreira até aqui: a estreia oficial na Fórmula 1. O piloto, que substitui Esteban Ocon nesta etapa, guarda uma relação especial com a Itália e com Ímola em particular. “Minha primeira vitória na Fórmula 3 e também na Fórmula 2 foi aqui. Agora, volto para minha primeira corrida na F1 com a Alpine. É um lugar lendário e estou muito animado para pilotar aqui com um carro de F1 pela primeira vez”, celebrou. Ele também destacou o período de preparação com a equipe: “Foram meses intensos em Enstone com treinos no carro de 2023 e no simulador. Estou pronto e motivado para contribuir com os objetivos do time.”
Com o início da rodada tripla, a equipe francesa aposta na consistência e em um bom começo na etapa europeia da temporada para virar a página e reencontrar competitividade.
MoneyGram Haas F1 Team aposta em Ímola para seguir entre as protagonistas do pelotão intermediário
Com 20 pontos somados nas seis primeiras corridas do ano, a MoneyGram Haas F1 Team chega à Europa embalada e ocupando uma sólida sexta posição no Campeonato de Construtores. O GP da Emília-Romanha, que marca a abertura da rodada tripla europeia, é tratado como uma etapa especial pela equipe. Além de todo o prestígio do circuito de Ímola, trata-se de uma corrida "em casa", pela proximidade com o escritório de design da Haas na Itália. “Ímola é um circuito old school, cheio de personalidade, história e com fãs apaixonados. Queremos abrir essa sequência com uma performance forte para voltar à zona de pontuação”, afirmou o chefe da equipe, Ayao Komatsu.
Para Ollie Bearman, que retorna ao cockpit após boas exibições anteriores, o entusiasmo é evidente. “Adoro a Itália, e estar em Ímola é sempre especial. É um circuito histórico, com lembranças marcantes — boas e ruins — mas que proporciona um fim de semana intenso. Espero que o tempo colabore, porque estou muito animado para correr diante dos torcedores italianos.”
Já Esteban Ocon, confirmado para esta etapa ao lado de Bearman, reforça a importância do momento. “Tenho ótimas lembranças de correr na Itália, especialmente nos tempos de kart. Ímola é rápida, fluida, com muitos desafios técnicos. A energia da torcida aqui é incrível, e a preparação no simulador foi intensa para que possamos buscar mais um bom resultado na classificação e brigar por pontos no domingo.”
Com consistência e ritmo crescente, a Haas chega pronta para manter-se na briga entre as forças do meio do grid.
Kick Sauber disputa seu 600º GP na F1 num dos palcos mais tradicionais da temporada
A etapa de Ímola marca não só o início da campanha europeia da temporada 2025 como também uma ocasião especial para a Kick Sauber: o time suíço chega ao Grande Prêmio da Emília-Romanha celebrando sua 600ª corrida na Fórmula 1. A expectativa é transformar essa simbólica marca em desempenho de pista, tirando proveito de um traçado técnico, veloz e implacável como o do Autódromo Enzo e Dino Ferrari — um dos favoritos dos fãs e também dos pilotos.
Jonathan Wheatley, diretor da equipe, aposta na execução cirúrgica para buscar os primeiros pontos do ano: “Ímola é desafiadora. É onde testamos não só o desempenho técnico do carro, mas também a consistência da equipe em todas as áreas: sessões limpas, pit stops eficazes e decisões estratégicas inteligentes. Sabemos onde precisamos melhorar — e sabemos o que fazer.”
Veterano e voz experiente do time, Nico Hülkenberg reforça a necessidade de capitalizar as boas fases do carro. “Gosto muito dessa pista: é rápida, estreita e cheia de nuances. Já mostramos flashes de bom ritmo ao longo da temporada, mas agora precisamos de constância. Cada treino conta. Precisamos aproveitar todas as chances que surgirem.”
A bordo do carro número 5, Gabriel Bortoleto encara Ímola como um desafio pessoal. “Já corri aqui em outras categorias, mas na Fórmula 1 é tudo elevado a outro nível. Essa pista exige foco total — cada centímetro importa. Quero seguir aprendendo, ajustando detalhes e encontrando aqueles décimos escondidos. Estou pronto para dar tudo e buscar um bom resultado para a equipe.”
Ímola representa, portanto, não apenas uma oportunidade de evolução no campeonato, mas também uma celebração da longevidade de uma equipe que já faz parte da história da Fórmula 1.
Williams quer manter embalo positivo na estreia europeia da temporada
Embalada por uma performance consistente nas primeiras corridas da temporada — especialmente com os pontos conquistados em Miami — a Williams desembarca em Ímola com foco em consolidar seu progresso. O tradicional circuito italiano, marcado por sua história e suas curvas de alta exigência técnica, será o palco ideal para avaliar a capacidade do time de manter o bom momento em meio ao início da desafiante rodada tripla europeia.
Alex Albon reconhece o peso simbólico da pista e a importância de capitalizar cada oportunidade. “Ímola é um circuito clássico de Fórmula 1, com muita tradição. É o lugar certo para começar a etapa europeia da temporada. Tivemos bons resultados até agora e foi ótimo pontuar em Miami, mas sabemos que, para continuar nessa linha, tudo precisa sair perfeito. A margem de erro é mínima, então cada um de nós precisa estar no melhor nível.”
Carlos Sainz, que também defende a equipe de Grove neste ano, aposta na experiência e no conhecimento adquirido nas últimas provas. “Estou animado com o início da etapa europeia. Vamos correr em pistas icônicas, e Ímola é uma das que mais exige precisão. Ultrapassar é difícil, então o sábado será decisivo. Aprendemos bastante desde Miami e, como equipe, queremos transformar isso em um fim de semana forte.”
A expectativa da Williams é seguir na disputa por pontos e se manter competitiva mesmo em um pelotão intermediário apertado. Para isso, será preciso extrair tudo do carro, dos treinos à bandeirada final.
Aston Martin tenta entender o próprio carro enquanto já testa o futuro
Depois de mais um fim de semana pra esquecer em Miami, onde seus pilotos terminaram em 15º e 16º — os últimos entre os que completaram a prova —, a Aston Martin chega a Ímola pressionada a mostrar alguma evolução com o AMR25. Mas no momento em que o presente ainda engasga, o time de Silverstone já começa a mirar 2026.
Andy Cowell, CEO e chefe da equipe, confirmou que o carro receberá algumas atualizações nesta sequência europeia de três corridas. A ideia é dupla: por um lado, tentar salvar o que ainda dá para salvar da temporada atual; por outro, usar o AMR25 como plataforma de testes para conceitos e ferramentas que devem ser aplicados no futuro projeto, já sob o novo regulamento.
Segundo Cowell, peças novas devem aparecer em Ímola, Mônaco e Barcelona. Algumas delas estão ligadas diretamente à nova diretriz técnica da FIA sobre a rigidez das asas dianteiras, que passa a valer a partir do GP da Espanha. A dúvida interna é sobre o custo-benefício de seguir investindo em atualizações para um carro que não entrega — mas a justificativa é clara: testar soluções de 2026 agora é a única forma de validá-las em pista real.
Adrian Newey, que chegou à equipe em março, está totalmente focado nesse futuro. Desde que desembarcou em Silverstone, não tem tocado no AMR25: o trabalho dele já é todo voltado para o sucessor, ainda sem nome, que nascerá sob as novas regras da Fórmula 1.
Para Alonso, que saiu visivelmente irritado de Miami, o GP da Emília-Romanha precisa marcar um ponto de virada. Ele mesmo já avisou: esperava um salto de performance na Itália. Se esse salto vai acontecer, é
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