Motor em Ação

Sabado, 15 de Novembro de 2025
Insight10 Comunicação e Marketing
Insight10 Comunicação e Marketing

Automobilismo

Fórmula E bate recordes de crescimento da audiência de TV e de total de fãs pelo mundo na Temporada 11

E-Prix de São Paulo de dezembro de 2024 registrou audiência acumulada de 42 milhões de telespectadores em todo o mundo, tornando-se a corrida de abertura mais assistida de todas as temporadas da Fórmula E, bem como uma das corridas mais assistidas na história da categoria

Motor em Ação
Por Motor em Ação
Fórmula E bate recordes de crescimento da audiência de TV e de total de fãs pelo mundo na Temporada 11
Fórmula E/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E concluiu sua emocionante Temporada 11 (2024/25), superando todos os recordes de audiência de TV acumulada, total de fãs ao redor do mundo e engajamento digital.   

O total de fãs da Fórmula E cresceu significativamente, atingindo 422 milhões em todo o mundo no final da Temporada 11, um aumento de 13% em relação à Temporada 10. Este aumento faz parte de uma tendência cumulativa mais ampla, com o número de fãs crescendo impressionantes 38% (117 milhões) desde a Temporada 8 (2021/22). 

Exemplo desse crescimento foi o E-Prix de São Paulo de dezembro de 2024, que registrou audiência acumulada de 42 milhões de telespectadores em todo o mundo - além de 21 mil pessoas nas arquibancadas do Anhembi -, tornando-se a corrida de abertura mais assistida de todas as temporadas da Fórmula E, bem como uma das corridas mais assistidas na história da categoria. 

Publicidade

Leia Também:

O campeonato agora possui uma das torcidas mais dedicadas do automobilismo, com 58% dos fãs classificados como "altamente engajados", representando um crescimento de 9% em relação à temporada anterior. O engajamento dos fãs é particularmente impressionante nos mercados de Estados Unidos, China, Reino Unido e Alemanha, que juntos representam quase 37% (158 milhões) do total de fãs.  

Os dados apresentados são provenientes, de forma independente, da Kantar Media para audiência de TV, além da Emplifi para análise de mídias sociais. Para avaliar a expansão da base de fãs da Fórmula E, a Potentia Insight realizou pesquisa independente e abrangente, com 33.000 adultos em 16 mercados, em duas etapas. Essa abordagem metódica garante um reflexo detalhado e preciso do interesse global pela Fórmula E. Certificada pela Market Research Society, essa pesquisa segue os padrões e referências do setor, fornecendo perspectiva confiável sobre o crescente apelo do esporte. 

Destaques da última análise de TV e audiência da competição:  

  • Audiência acumulada de TV da Fórmula E cresceu 14% em todo o mundo, atingindo recorde de 561 milhões na Temporada 11 (2024/25); 
  • Temporada 11 registrou audiência acumulada média de 33 milhões por corrida (alta de 16% em relação à Temporada 10); 
  • Cobertura relacionada a corridas da Fórmula E teve aumento de audiência anual acumulada de 41% no Reino Unido e 12% na Alemanha; 
  • E-Prix da Cidade do México (Etapa 2) alcançou dois novos recordes de audiência: 10,5 milhões de telespectadores na CBS para um único programa; e maior audiência para corrida única na Temporada 11, com 46 milhões de telespectadores, alta de 38% em relação à média da temporada. 
  • E-Prix de São Paulo (Etapa 1) teve audiência acumulada de 42 milhões de telespectadores ao redor do mundo, o que representa um avanço de 120% na audiência ano a ano para rodada de abertura e também se estabelece como recorde dentre todas as etapas iniciais em todas as temporadas do Campeonato de Fórmula E. 

 
Abordagem digital ousada do Campeonato continua a impulsionar crescimento monumental: 

  • As visualizações de vídeos tiveram enorme crescimento anual de 47%, com o conteúdo das Evo Sessions representando 42% do total de visualizações na Temporada 11; 
  • Total de impressões nas redes sociais na Temporada 11 aumentou 14% em comparação com a Temporada 10, ultrapassando 1,39 bilhão; 
  • Número de seguidores nas redes sociais aumentou 10% na Temporada 11 em relação à Temporada 10. TikTok apresentou o maior aumento (37%), se tornando a segunda plataforma mais seguida da Fórmula E; 
  • Conteúdo relacionado às corridas gerou 28% mais engajamento na Temporada 11 em comparação com a Temporada 10. Berlim, México e Jeddah apresentaram os maiores aumentos. 

Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou: 
"Os resultados da Temporada 11 são uma validação poderosa da estratégia da Fórmula E: oferecer corridas imprevisíveis, e de alcance global, no coração de cidades icônicas. Alcançar um aumento de 14% em nossa audiência global de TV para 561 milhões e aumentar nosso total de fãs já altamente engajados para mais de 422 milhões em todo o mundo é uma conquista notável. 

"Estamos constantemente expandindo os limites do que o automobilismo elétrico pode ser. Nosso compromisso com a inovação e com competições emocionantes está claramente repercutindo em uma audiência global em rápida expansão. A introdução do carro GEN3 Evo, o monoposto da FIA com a aceleração mais rápida, é uma prova desse compromisso. Já estamos ansiosos por uma Temporada 12 ainda mais emocionante – nosso maior calendário até o momento –, que começará em poucos meses, à medida que continuamos a atrair novos fãs, parceiros e fabricantes ao esporte". 

E-Prix de São Paulo: ingressos à venda  
Com todos os recordes batidos, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E inicia sua Temporada 12  em 6 de dezembro de 2025, nas vibrantes ruas de São Paulo. O evento deve reunir mais de 22 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi e contar com mais de 10 horas de atrações.  

Além da corrida que traz os carros 100% elétricos com aceleração de 0 a 100 km/h mais veloz que a de um F1 atual, o público poderá torcer por dois pilotos brasileiros na pista: campeão da Fórmula 2 em 2022, Felipe Drugovich fará sua estreia como piloto oficial da Andretti Formula E, enquanto o campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi, tem contrato renovado com a equipe Lola Yamaha ABT.  

O público poderá curtir ainda simuladores de corrida na Gaming Arena, experiências gastronômicas e shows ao vivo no Fan Village, incluindo a apresentação do DJ Mochakk, fenômeno brasileiro da música eletrônica internacional. 

Os ingressos já chegaram ao 2° lote, com preços a partir de R$ 174,50. A venda é feita exclusivamente pela plataforma Fever (https://feverup.com/m/410878). Até 12 de outubro, famílias inteiras podem garantir uma experiência eletrizante na Fórmula E, em celebração ao Dia das Crianças.  

Na compra de dois ingressos inteiros para o São Paulo E-Prix 2025, é possível incluir até dois ingressos de meia-entrada gratuitos na mesma transação. A ação é válida exclusivamente durante o período da campanha e foi criada para incentivar a participação de diferentes gerações em um dos maiores espetáculos de automobilismo e entretenimento do país.  

Os fãs também podem adquirir o ingresso solidário, com desconto exclusivo mediante doação de R$ 20 ou mais para a Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann em parceria com o PNUMA, que atua no combate à poluição plástica nos mares.  

Calendário da Temporada 12 

Os destaques do calendário incluem ainda novas corridas em Madri e no Autódromo Internacional de Miami, além do retorno de Berlim, Tóquio e Xangai, cada uma delas sediando fins de semana com duas corridas. Mônaco continua sendo a joia da coroa do automobilismo, também com duas corridas em um único fim de semana no icônico circuito de rua. A temporada termina mais uma vez em Londres, com a emocionante rodada dupla no Excel London, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, que encerrará a era dos carros GEN3 Evo da Fórmula E, antes da estreia do novo carro GEN4 no Campeonato, no final de 2026. 

Calendário 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 

Evento 

Rodada 

Local 

Data 

Pré-Temporada 

Testes Oficiais e Teste para Mulheres 

Valência, Espanha 

27 a 31 de outubro de 2025 

São Paulo, Brasil 

6 de dezembro de 2025 

C. do México, México 

10 de janeiro de 2026 

Autódromo Int. de Miami, EUA 

31 de janeiro de 2026 

4 e 5 

Jeddah, Arábia Saudita 

13 e 14 de fevereiro de 2026 

Madri-Jarama, Espanha 

21 de março de 2026 

7 e 8 

Berlim, Alemanha 

2 e 3 de maio de 2026 

9 e 10 

Monte Carlo, Mônaco 

16 e 17 de maio 2026 

11 

*A confirmar 

30 de maio de 2026 

12 

* A confirmar 

20 de junho de 2026 

10 

13 e 14 

Xangai, China 

4 e 5 de julho de 2026 

11 

15 e 16 

Tóquio, Japão 

25 e 26 de julho de 2026 

12 

17 e 18 

Londres, Reino Unido 

15 e 16 de agosto de 2026 

*A ser anunciado em breve 

 
E-Prix São Paulo – Abertura da Temporada 2025/26 
Data: 6 de dezembro (sábado) 
Horário: a partir das 7h da manhã  
Local: Sambódromo do Anhembi, São Paulo (SP) 
Classificação etária: Livre (menores de 16 acompanhados por responsável) 
Ingressos: a partir de R$ 174,50 - Vendas via plataforma Fever 
https://feverup.com/m/410878 

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE 

 

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E: 
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos. 
 
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta. 

www.FIAFormulaE.com 

Para questões de mídia da Fórmula E, entre em contato com [email protected]   

 

Sobre a ABB: 
A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). 

www.abb.com 

FONTE/CRÉDITOS: DiversaCom
Comentários:
Motor em Ação

Publicado por:

Motor em Ação

O portal da Velocidade e adrenalina com curiosidade, dicas, lançamentos e muita nostalgia.

Saiba Mais
MOTOR EM AÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA
MOTOR EM AÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )