Apesar de ser a única fabricante a derrotar a Ducati na temporada 2024 da MotoGP, a Aprilia esteve muito perto de cair para a categoria mais baixa do sistema de concessão, ao lado de Yamaha e Honda. A vitória no Grande Prêmio das Américas e nas corridas de velocidade em Portimão e Barcelona 1 foram essenciais para evitar esse rebaixamento.
O sistema de concessões da MotoGP foi reformulado em 2024, oferecendo mais liberdade de desenvolvimento para fabricantes com desempenhos abaixo do esperado. As marcas são classificadas em quatro categorias (A, B, C e D) com base nos pontos acumulados ao longo do ano no campeonato de construtores. A Categoria D é a menos desejada, pois é reservada para fabricantes que marcaram menos de 35% dos pontos disponíveis.
Domínio da Ducati e a luta dos rivais
A Ducati manteve o seu domínio absoluto na MotoGP em 2024, acumulando 722 pontos de um total possível de 740, o que representa impressionantes 97,57%. A conquista do campeonato de construtores foi assegurada ainda no Grande Prêmio da Emilia Romagna, com um terço da temporada restante. Com isso, a fabricante italiana permanecerá na Categoria A em 2025, com restrições como a impossibilidade de inscrições curinga e testes limitados.
Enquanto isso, as outras marcas tiveram que lutar pelos pontos restantes. A KTM somou 327 pontos (44,19%), enquanto a Aprilia acumulou 302 pontos (40,81%). Ambas permanecerão na Categoria C, mas apresentaram uma queda de desempenho em relação a 2023. A KTM caiu de 373 para 327 pontos, enquanto a Aprilia escorregou de 326 para 302.
A situação da Aprilia foi particularmente crítica. A marca italiana precisou somar, pelo menos, 35% dos pontos disponíveis no campeonato de construtores (260 pontos) para evitar o rebaixamento à Categoria D. A meta só foi atingida no GP da Austrália, com apenas três etapas restantes. Para efeito de comparação, a Ducati alcançou esse número já na oitava rodada, em Assen.
Marcas japonesas continuam em dificuldades
Enquanto a Ducati, KTM e Aprilia garantiram suas posições, as marcas japonesas Yamaha e Honda continuaram longe de apresentar resultados competitivos. A Yamaha somou apenas 124 pontos (16,76%), enquanto a Honda acumulou apenas 75 pontos (10,14%), deixando ambas firmemente na Categoria D.
Em comparação com 2023, as duas fabricantes também registraram quedas significativas: a Yamaha despencou de 196 para 124 pontos, e a Honda sofreu uma queda ainda maior, de 185 para 75 pontos. Isso aconteceu mesmo com uma corrida de velocidade adicional em 2024, devido à inclusão de um evento extra no calendário.
Sistema de concessões para 2025
Com base nos resultados de 2024, as categorias de concessões para a temporada 2025 estão definidas da seguinte maneira:
Categoria |
A |
B |
C |
D |
Fabricante |
Ducati |
N/D |
KTM, Aprilia |
Yamaha, Honda |
Pontos (%) |
Mais de 85% |
60-85% |
35-60% |
Menos de 35% |
Pneus de teste |
170 |
190 |
220 |
260 |
Pilotos de teste |
Pilotos de teste |
Pilotos de teste |
Pilotos de teste |
Livre |
Circuitos de teste |
3 faixas |
3 faixas |
3 faixas |
Todos os circuitos GP |
Coringas |
0 |
3 |
6 |
6 |
Motores |
8 |
8 |
8 |
10 |
Especificação do motor |
Congelado |
Congelado |
Congelado |
Livre |
Carenagens |
2 |
2 |
2 |
3 |
A Yamaha e a Honda continuarão a se beneficiar das concessões mais generosas, incluindo testes ilimitados em todos os circuitos do campeonato, mais pneus para desenvolvimento, uso de 10 motores durante a temporada e liberdade para evoluir a especificação dos motores.
Cenário para 2025
Com as concessões mantendo a Ducati sob limitações, KTM e Aprilia com algumas vantagens de desenvolvimento e Yamaha e Honda com liberdade total para testes, a próxima temporada será crucial para as marcas japonesas tentarem se aproximar do topo. A queda significativa no desempenho das fabricantes em 2024 evidencia a necessidade de ajustes rápidos.
Por outro lado, o desempenho da Aprilia, apesar de abaixo das expectativas, mostrou capacidade de competir e vencer corridas. Para 2025, o desafio será transformar essas vitórias pontuais em consistência para desafiar o domínio da Ducati.
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