A Scania e a DHL vão testar um caminhão elétrico 23G que é chamado de Extended Range Electric Vehicle (EREV), que recebe um gerador elétrico a gasolina para aumentar a autonomia. A ideia é superar a falta de locais de carregamento de baterias, e também reduzir a dependência da rede elétrica atual para os caminhões elétricos.
O caminhão já começa a ser usado neste mês no transporte de cargas entre Berlim e Hamburgo, na Alemanha. O gerador a gasolina é instalado no lugar de um dos pacotes de bateria do caminhão elétrico. Isso reduz o alcance direto do caminhão com eletricidade, mas amplia a autonomia total do veículo.
A Scania espera que o caminhão possa operar de forma totalmente elétrica por até 550 quilômetros, e garanta mais 250 quilôm
etros de autonomia adicional com o gerador, totalizando 800 km de autonomia.
Com o gerador, o caminhão poderá ser abastecido em qualquer posto de combustíveis atual.
O Scania 23G EREV tem 10,5 metros de comprimento em versão 6×2/4 (dois eixos direcionais) e pode operar com até 40 toneladas de peso bruto total. O motor elétrico tem potência de 230 kW (312 cv), com potência de pico de 295 kW (401 cv).
As baterias tem autonomia total de 416 kWh, e o gerador opera com 120 kW, inicialmente operando com gasolina. Posteriormente, a Scania prevê o uso de um gerador a diesel e HVO, para reduzir as emissões.
A tecnologia do caminhão também pode limitar o uso do gerador movido a combustível, permitindo assim que as emissões de CO2 sejam reduzidas e limitadas a um nível especificado.
Comentários: