Motor em Ação

Sabado, 15 de Novembro de 2025
MOTOR EM AÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA
MOTOR EM AÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA

Auto News

Mercado de veículos elétricos cresce quase 90% em um ano e ganha espaço entre consumidores brasileiros

De janeiro a agosto de 2025, mais de 126 mil unidades eletrificadas foram emplacadas no país, segundo dados da ABVE

Motor em Ação
Por Motor em Ação
Mercado de veículos elétricos cresce quase 90% em um ano e ganha espaço entre consumidores brasileiros
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O mercado brasileiro de veículos eletrificados segue em forte expansão. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o setor registrou crescimento de 89% em 2024, com 177.358 unidades emplacadas, em comparação às 93.927 de 2023. Em 2025, os números continuam em ritmo acelerado. Somente até agosto, já foram 126.087 veículos eletrificados vendidos, o que representa 9,4% de participação no mercado automotivo leve do país. Em maio, o Brasil atingiu a marca de 16.641 unidades comercializadas em apenas um mês, consolidando recordes de vendas consecutivos.

Os veículos eletrificados, que englobam modelos híbridos e 100% elétricos, chamam a atenção pela eficiência energética, menor custo de manutenção e baixa emissão de poluentes. Quando comparados aos motores de combustão tradicionais, que têm aproveitamento médio de apenas 30% devido ao calor e atrito excessivos, os modelos elétricos oferecem melhor desempenho e uso de energia, além de emitirem pouco ou nenhum gás de efeito estufa e ruídos.

Segundo Gyovanna Alves e Silva Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, embora a modalidade seja promissora, ainda existem desafios importantes. "Apesar das vantagens ambientais e econômicas, é preciso considerar toda a cadeia, desde a produção até o descarte das baterias, que ainda gera impactos relevantes. Há propostas de reaproveitamento, como uso em sistemas de energia para edifícios, mas isso não elimina a preocupação com resíduos. Além disso, o Brasil ainda precisa expandir a infraestrutura de recarga e diversificar as opções acessíveis ao consumidor", avalia.

Publicidade

Leia Também:

Mesmo diante dessas barreiras, a docente acredita que a tendência é de consolidação. "Os números mostram que o interesse dos brasileiros cresce a cada ano. Com a chegada de novos modelos e preços mais competitivos, somados a políticas de incentivo e campanhas de conscientização, os veículos elétricos devem ocupar cada vez mais espaço no mercado automotivo nacional", conclui a docente. 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.

FONTE/CRÉDITOS: Cogna
Comentários:
Motor em Ação

Publicado por:

Motor em Ação

O portal da Velocidade e adrenalina com curiosidade, dicas, lançamentos e muita nostalgia.

Saiba Mais
Insight10 Comunicação e Marketing
Insight10 Comunicação e Marketing

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )