Mais uma experiência importante em campeonatos nacionais para o piloto maranhense Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: Evolution Motor Sport / Coach: Fran Di Mauro), que pela primeira vez disputou o Campeonato Brasileiro de Kart pela nova Mini, categoria que estreou este ano. O kartista do Maranhão demonstrou determinação e capacidade de superação ao enfrentar adversidades técnicas durante toda a competição
Ele entrou na pista na semana que passou para acelerar no Grupo 1 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no traçado do Beto Carrero. O complexo localizado no Balneário de Penha, litoral norte catarinense, foi palco da edição recorde da competição nacional, que reuniu mais de 650 inscritos de todo o país. O kartódromo com condições desafiadoras para todos os competidores e um traçado técnico e exigente.
Na categoria Mini, Rampazzo teve que enfrentar outros 31 pilotos em busca de posições no grid. Logo após os treinos livres, o piloto maranhense encarou suas primeiras dificuldades quando identificou falta de potência em seu motor durante a tomada de tempo. O problema comprometeu seu desempenho, colocando-o na décima fila para a primeira prova classificatória.
"Nem acreditei na colocação na classificação, mas minha equipe viu que não tinha tanta potência no motor", comentou Gael Rampazzo, que manteve a confiança mesmo diante do cenário difícil.
Na primeira prova classificatória, o piloto maranhense iniciou sua trajetória de recuperação no pelotão. Após ter caído para a vigésima terceira posição nos primeiros giros, Rampazzo conseguiu se recuperar gradualmente ao longo das voltas. Com ultrapassagens precisas cruzou a linha de chegada em décimo quinto lugar.
Gael usou todo seu talento na classificatória seguinte para fazer uma nova escalada no pelotão competitivo da Mini. O piloto do Maranhão mostrou evolução significativa em relação à prova anterior, ganhando posições durante as nove voltas e completou a prova em nono lugar.
Com os pontos conquistados nas classificatórias, Rampazzo largou na quinta fila do grid da Super Classificatória. Após o sinal verde, já ocupava a oitava colocação quando, na disputa acirrada por posições, foi tocado por outro concorrente. O incidente o fez perder várias posições, iniciando uma nova recuperação para fechar a prova em décimo lugar.
"Foram provas muito difíceis, com muitos toques, e minha equipe deve pedir a troca do motor para a final", explicou Gael Rampazzo sobre os desafios enfrentados.
Porém, a troca do propulsor não surtiu o efeito esperado na prova decisiva da Mini, disputada no sábado (22). O piloto do kart número 444 novamente largou da quinta fila e mais uma vez enfrentou problemas de rendimento ao longo da corrida. Mesmo com seus esforços, Rampazzo fechou as quinze voltas da final no miolo do pelotão, sem conseguir mostrar todo seu potencial.
"Estava bem difícil na pista, não consegui ter ritmo para brigar pelas posições, mas é uma nova experiência em Brasileiro. Esta semana tem mais", afirmou Gael Rampazzo.
60º Campeonato Brasileiro de Kart - Grupo 2
Agora Gael Rampazzo tem pela frente um novo desafio pelo Grupo 2 deste 60º Campeonato Brasileiro de Kart, que já inicia as atividades nesta terça-feira em Penha. O piloto maranhense retorna ao mesmo traçado catarinense, mas desta vez com a missão de conquistar resultados expressivos em outra categoria, a Cadete.
O kartista vem competindo em paralelo nas provas regulares ao longo desta temporada e já demonstrou forte desempenho ao subir ao pódio da Copa São Paulo Light e no Campeonato Norte-Brasileiro, disputado em Imperatriz-MA, na Cadete Endurance. A experiência acumulada na categoria torna o piloto maranhense um dos nomes a serem observados neste Grupo 2.
"Espero ter um resultado diferente do que foi na Mini. Já começam os treinos nesta terça-feira e quero chegar no sábado em condições de brigar pela parte de cima do grid", declarou Gael.
Neste Grupo 2, além da Cadete de Gael, haverá disputas de diversas outras categorias do kartismo nacional. Competirão também as categorias Mirim, F4 Júnior, F4 Novatos, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior e F4 60+. Garantia de dias de intensa atividade no kartódromo do Beto Carrero, com centenas de pilotos em ação.
Nesta terça-feira (25), os competidores entram na pista para os primeiros treinos livres da categoria Cadete. As atividades se repetem na quarta-feira (26), dia também marcado pela tomada de tempo, prevista para às 16h10 para os Cadetes.
Serão disputadas duas provas classificatórias, cada uma com 10 voltas para a categoria de Gael Rampazzo. O piloto maranhense entrará na pista na tarde de quinta-feira (27), a partir das 14h, para as corridas. Os resultados dessas provas serão cruciais para definir a posição de largada nas etapas seguintes.
Na sexta-feira (28), às 13h50, haverá mais uma corrida classificatória completando a série de provas para marcar pontos. Logo em seguida acontecerá a Super Classificatória, com 12 voltas, que definirá o grid final da categoria Cadete.
A grande Final deste Grupo 2 do 60º Campeonato Brasileiro de Kart será realizada no sábado (29), com a largada da Cadete marcada para às 14h. Serão 15 voltas decisivas onde Gael Rampazzo buscará coroar sua participação no Brasileiro com um resultado de destaque.
O piloto do Maranhão poderá ser acompanhado por familiares, amigos, torcedores e conterrâneos através da transmissão ao vivo. O canal CBA Kart, no YouTube, transmitirá todas as corridas a partir das provas classificatórias, permitindo que o público acompanhe cada momento da trajetória de Gael.
Siga Gael Rampazzo no Instagram: @gael_rampazzo

Comentários: